A Editora Prumo lança, pelo selo Jovem, Caldeirão de raças, livro de Vera Carvalho Assumpção, ilustrado por Rubem Filho, que leva o leitor de volta ao período do descobrimento, compartilhando informações sobre a história do Brasil e a formação do povo brasileiro.
A autora nos apresenta ao jovem Denis e às aventuras que ele enfrenta ao tentar encontrar seu avô, Eduardo, que foi misteriosamente seqüestrado. Eduardo e seus amigos fazem parte de uma sociedade filosófica secreta que, em reuniões semanais discute temas profundos ligados à história da civilização brasileira.
O sequestrador de Eduardo é um empresário poderoso e exige como resgate um antigo totem indígena da época do descobrimento do Brasil, que fica na longínqua e pequena cidade de Içá-Mirim. Lendas afirmam que o totem é na verdade um talismã poderoso, um prodigioso artefato de adivinhação que caciques de uma antiga tribo usaram para resolver os problemas de sua comunidade. Um artefato capaz de prognosticar desde as variações climáticas, até as intenções bélicas de tribos vizinhas.
Denis se reúne à turma de seu avô e, juntamente com a nova amiga Sabina e o espertíssimo gato Duque, se envolvem nas mais improváveis aventuras tentando salvar a vida do avô e, ao mesmo tempo, preservar a integridade do totem.
Uma biblioteca riquíssima, um mosteiro misterioso, um totem mágico e computadores de última geração que possibilitam viagens no tempo são apenas alguns dos elementos que permeiam a obra.
“Foi lendo sobre as descobertas dos primeiros tempos do Brasil que me inspirei a escrever a história. Especialmente as tantas raças que vieram para cá e foram se unindo. Acho também que no mundo globalizado, onde deveria haver mais integração, acabamos vendo ainda grupos que se acham de raça superior e se fecham”, conta Vera. Essa união de raças e culturas que resultaram no Brasil que conhecemos é o ponto fundamental do livro, que busca demonstrar ao jovem leitor a verdadeira identidade do povo brasileiro.
Sobre a autora:
Vera Carvalho Assumpção sempre escreveu muito e ganhou diversos concursos de contos, entre eles o Gralha Azul, o segundo lugar no Guimarães Rosa e vários concursos literários em Barretos, Araçatuba, Ituiutaba e Paranavaí. Em Portugal, recebeu prêmios com a monografia A História Exemplar de Uma Família Cafeicultora de Origem Portuguesa. Vera é autora de vários livros e seus contos estão publicados em diversas antologias.